relato Minha cirurgia Disjunção Palatina + Aparelho Expansor Palatino

Tópico em 'Cirurgia Disjunção Palatina' iniciado por guilherme, 7 Maio 2012.

1. guilherme Administrator

Estou usando o Aparelho Expansor a 3 semanas e a exatos 7 dias tive que fazer a cirurgia de Disjunção Palatina.

A cirurgia foi necessária pois como já tenho 25 anos, a sutura palatina já está calcificada, e assim sendo necessário o auxílio da cirurgia para fazer a disjunção. Acho que poucas pessoas chegam a fazer essa cirurgia, pois começaram o tratamento mais cedo, mas vou descrever aqui como está sendo meu tratamento.

Comecei colocando o Aparelho Expansor Palatino com meu ortodontista Dr. Roberto Viek a 3 semanas, somente para me acostumar com o aparelho, pois você leva até uma semana pra se acostumar a comer/beber usando o aparelho, horrível no começo mas acostuma.

Depois de você se acostumar com o aparelho vem a cirurgia de Disjunção Palatina. Segundo meu cirurgião, não é uma cirurgia tão complicada assim, dura em média uma hora, a minha durou 40 minutos. Anestesia é geral. Como foi a 1ª cirurgia que eu faço na minha vida, eu estava um pouco preocupado. A cirurgia consiste em fazer um corte na parte superior da boca pra praticamente "soltar" o maxilar e depois fazer a ativação do aparelho até o ponto desejado, e logo em seguida o cirurgião coloca o aparelho no mesmo ponto. Não vou dar muitos detalhes da cirurgia, mas o pós-operatório é tenso. Lembro que acordei da anestesia geral com um saco de gelo no rosto e com minha "camisa" cheia de sangue.

No 1º dia pós cirurgia, eu praticamente nem sentia meu rosto (boca, nariz e um pouco da parte de baixo do olho). Comida somente gelada e líquida. É horrível ter que "comer" somente líquidos. E aqui vai uma reclamação quanto ao hospital que eu fiquei, o atendimento é péssimo, sempre que eu pedia gelo (pra passar no rosto) demoravam quase 1 hora pra trazer. A comida que deveria ser somente gelada nas primeiras 72 horas, às vezes vinha bem quente e eu tinha que ficar esperando esfriar pra poder comer e ainda fiquei em um quarto com mais um paciente que não me deixava dormir, nunca mais fico em um quarto que não seja o privado, é MUITO ruim, pois a única coisa que você quer é dormir para que aquilo passe logo.

6 dias após a cirurgia eu comecei a sentir uma pequena melhora, não cheguei a ficar com hematoma mas fiquei bastante inchado. Diz o cirurgião que eu estou me recuperando bem rápido.

Hoje (7º dia) já começo a sentir um pouco meu rosto, mas ainda continuo comendo somente líquidos. E também comecei a fazer a “ativação” do Aparelho Expansor, que no meu caso vai ter que ser aberto 7mm, estou abrindo 1mm por dia. Depois disso vou ficar +ou- 4 meses com o aparelho Expansor na boca. Ainda vem a parte em que os dentes da frente vão começar a se abrir, até agora eles se abriram bem pouquinho, quase não da pra ver, mas pode chegar até a caber um dedo! Entre os dentes da frente, Ronaldinho-like ^^

Nos primeiros 5 dias eu estava MUITO arrependido de ter feito a cirurgia porque o pós-operatório é muito ruim. Mas já estou começando a melhorar e já estou mudando de ideia.
  2. guilherme Administrator

Ontem fez 2 semanas que fiz a cirurgia de Expansão Palatina, e 1 mês +ou- que estou usando o aparelho expansor. Já estou bem melhor, a sensibilidade no rosto está voltando aos poucos, bem devagar. Já consigo comer algumas coisas, como Miojo, purê de Batata com Atum e algumas outras coisas. Conseguir comer isso pra quem está a 2 semanas "comendo" somente sopa é como se fosse uma picanha bem suculenta. :p

O ruim agora é a mordida, que está bem "fora", a mordida não fecha mais por causa da abertura do expansor e os dentes da frente estão bem espaçados, 6mm de abertura. :eek:

Justo agora que está acontecendo a Oktoberfest na minha cidade, espero que logo feche um pouco pra eu poder sair de casa. :D
  3. guilherme Administrator

Foto do antes e depois da minha cirurgia de disjunção palatina.

foto_antes_depois_disjuncao_palatina.jpg

Assim que eu tiver terminado meu tratamento ortodôntico posto fotos do sorriso.
  4. Karine Usuário

Oi Guilherme!
    Vou fazer a cirurgia de expansão da maxila daqui 3 dias, mas vou colocar o aparelho somente 2 dias antes. Não estou nervosa e estou completamente decidida, pq me incomoda demais a questão respiratória. Esteticamente não muito... Enfim, vou precisar passar por esta cirurgia antes de colocar o aparelho fixo e após mais ou menos um ano e meio, outra cirurgia.
    A questão é: não posso ficar muito tempo afastada do trabalho e queria saber, na sua opinião, se com 15 dias já teria condições de retomar as atividades...meu trabalho não exige esforço físico e meu cirurgião só me disse que talvez pela questão estética não me sinta confortável em retornar.
    Qual a sua opinião?
    P.S.: O resultado da sua cirurgia foi excelente hein!!!
  5. guilherme Administrator

Olá Karine, seja bem vinda ao fórum!

Com 15 dias você provavelmente já vai estar com o rosto menos inchado, acho que isso não vai ser problema pra você. A questão estética seria a abertura dos dentes da frente, como você pode ver no meu post acima, minha abertura chegou a mais de meio centímetro.

ronaldo_2002_dentes.jpg

Seus dentes da frente vão ficar +ou- assim, dependendo do quanto vai ser a expansão do seu palato, pode ser bem mais aberto que isso. Mas eles vão começar a se fechar rápido, não sei precisar quanto tempo, pois faz tempo que fiz a cirurgia e acabei nem colocando isso aqui no post. :(

Com certeza você vai ter condições de voltar as atividades com 15 dias de pós operatório já que seu trabalho não exige esforço físico. Seus dentes vão estar bem espaçados e como você ainda não tem o aparelho fixo, vai da a impressão de "relaxado", porque pra quem não sabe que você fez a cirurgia vai achar que seus dentes são assim e que você não ta nem aí pra isso pois não está nem usando aparelho fixo.

Essa parte estética pra mulher deve ser mais complicada mesmo, mas isso vai de cada um. Tens que pensar que esse é um "sofrimento" temporário mas que o resultado vai ser pro resto da sua vida.;)

Outra coisa que pode atrapalhar você no seu trabalho é a alimentação, é bem complicado comer nos primeiros dias. Mas com 15 dias você já vai estar conseguindo comer miojo, purê de batata, etc.

Ah, e não deixe de postar aqui como foi sua cirurgia!
  6. Karine Usuário

Hahaha...olhar essa foto do Ronaldo e imaginar o diastema na minha boca não foi fácil...:D
    Já já volto aqui pra dizer como foi a cirurgia, realmente pra mulher acredito ser mais difícil a questão estética... Nada que uns quatro ou cinco meses sem sorrir não resolva;)
    Até mais e obrigada!
  7. Nathalia Visitante

Oi tudo bem?
    Também preciso fazer essa cirurgia. Gostaria de saber quantos dias você ficou no hospital?
    Muito obrigada!
    Nathalia
  8. guilherme Administrator

Oi Nathalia, se não me engano fiquei 2 dias no Hospital até ganhar alta.
  9. Rafaella Visitante

Coloquei ontem o expansor e está me incomodando muito. Falo babando, tem certas palavras que falo que nem o Patolino, rs, e estou só tomando líquidos.
    Fiquei assustado sobre isso dos dentes da frente! Espero que eles voltem a se juntar rápido, rs.
    Tenho 22 anos e meu ortopedista quer tentar sem que eu precise de cirurgia.
    Mas vamos ver! rs
  10. guilherme Administrator

Falar igual o Patolino foi boa. haha :D

O aparelho expansor incomoda MUITO no começo, é bem difícil pra comer. O ruim é que leva alguns dias até você se adaptar a ele. E mesmo depois de adaptado continua sendo bem chato pra comer porque é complicado pra engolir os alimentos.

Nem se assuste com os dentes da frente Rafaella, eles vão se fechar rapidinho. Se você não precisar fazer a cirurgia melhor né, tomara que dê tudo certo. Continue postando aqui como está sendo seu tratamento.

[]´s Rafaella.
  11. Rafaella Visitante

Bom, meu dentista disse que em 3 dias está indo super bem, pois já tá bem alta a parte superior, ele disse que no dia em que eu dormi e acordar com os dois da frente separados, é a hora de travar o aparelho! rs Mas vou ficar com ele uns 6 meses ainda, segunda ele.
    Mas enfim, o que importa é que tá fazendo efeito e vai me ajudar muito em relação a minha respiração e vai ajudar tb na estética que certeza, vai fazer uma grande diferença.
    Vou postando sim, até mais.
  12. Priscila Visitante

Boa Tarde Guilherme.. Coloquei o expansor ontem, estou pra morrer com isso.. Nao consigo engolir, nem cuspir,.. meu ortodontista na me deu a chave para apertar, creio que ele mesmo vai fazer isso nas proximas consultas... Salivação constante, e nao estou falando direito.. pareço o pato donald, jaca..
    Minha vontade é pedir encarecidamente que ele tire isso de mim!!!
    é a unica opção pra quem tem problemas no palato??
  13. guilherme Administrator

Olá Priscila, nos primeiros dias é assim mesmo. O aparelho incomoda MUITO, é muito difícil engolir, tomar aguá, etc. Mas depois de alguns dias você pega o jeito de comer/beber com o expansor palatino. Mesmo depois de acostumada com o aparelho, vai ser meio chatinho pra comer porque sempre vai grudar comida nele e você sempre vai precisar lavar a boca bem logo após qualquer refeição.

Mas pense que usar o aparelho expansor agora é uma fase da sua vida mas o resultado final vai ser pro resto da sua vida, vale apena o esforço. :)

Acho que não existe outra opção ao aparelho expansor.
  14. robson oliveira Visitante

fiz minha cirurgia ontem e já estou em casa.
    Uma pergunta, você percebia que seus dentes em cima estavam 'soltos'?

Estou estranhando isso e gostaria de saber como vc fazia a limpeza dos dentes?
  15. guilherme Administrator

Sim, no começo parece que os dentes estão soltos mesmo. Nos primeiros dias eu fazia bochecho com Periogard e escovava bem de leve os dentes.
  16. Lucy Visitante

Olá ... Fiz a cirurgia segunda feira, realmente o pos operatório eh meio chato kkk eu queria saber quanto tempo ficou inchado e se teve mais algum problema nos primeiros dias ...
  17. guilherme Administrator

Olá Lucy, com 2 semanas o inchaço já sumiu bastante, mas isso depende de caso para caso.
  18. Lucy Visitante

Obrigado... Eh que fica tudo tão estranho né, que parece que não vai voltar ao normal. Boa noite
  19. Lucy Visitante

Eu de novo, vc ouvia uns estralinhos de vez em quando, quando mexe mais rápido a cabeça? E tontura eh normal? Não sei se por causa da alimentação ... Obrigada
  20. guilherme Administrator

Sim, uns estralos era normal acontecer e a tontura deve ser da fome mesmo. :)

Compartilhe esta página