relato Cirurgia de Expansão Maxilar - Depoimento (fotos)

Tópico em 'Cirurgia Disjunção Palatina' iniciado por Karine, 16 Oct 2012.

1. Karine Usuário

Sei que, assim como eu, muitas pessoas tem dúvidas e inseguranças a respeito dessa cirurgia, portanto resolvi deixar o meu depoimento e algumas fotos acerca da minha experiência.

Bom, primeiramente, já havia feito, durante a minha adolescência, tratamento ortodôntico com aparelho expansor maxilar (Hirax) e aparelho fixo. Porém, além de não ter completado o tratamento, não fiz a cirurgia para correção da mordida aberta. Conclusão: o palato voltou a fechar, a respiração piorou muito e a qualidade de vida também.
    A dois anos atrás me submeti a uma cirurgia de septoplastia (correção do desvio de septo) com otorrinolaringologista. A respiração melhorou, porém não 100%, pq sabia do problema da mordida aberta e do palato estreito. Enfim, procurei um cirurgião buco-maxilo que me orientou quanto aos procedimentos necessários: primeiro uma cirurgia de Expansão Maxilar (Disjunção Palatina) e, depois do tratamento ortodôntico (entre um ano e um ano e meio depois), uma cirurgia ortognática com correção da mordida aberta e do retroprognatismo mandibular. A primeira cirurgia foi necessária por conta da idade, estou com 32 anos, portanto não é mais possível realizar a expansão somente com o aparelho. Os passos seguintes foram:
    1. Procurei um dentista para extração dos sisos inferiores (os superiores já havia extraído), além de uma limpeza e descarte de cáries para o início do tratamento;
    2. Consultei com 3 ortodontistas e escolhi o que me passou maior segurança - esse passo é muito importante, pois o buco-maxilo e o ortodontista devem trabalhar em conjunto para o sucesso do tratamento;
    3. Iniciei o processo do tratamento ortodôntico (preparo para a colocação do aparelho de Haas, necessário para expandir o palato após o procedimento cirúrgico);
    4. Trâmites com o Plano de Saúde - liberação, perícia, etc;
    5. Primeira cirurgia.
    Fiz a cirurgia no dia 28.09.2012 e coloquei o aparelho somente 2 dias antes. Conversei bastante com o Buco, e é importante tirar todas as dúvidas. Foi uma cirurgia muito tranquila, não senti dores. Fiquei bastante inchada e com alguns hematomas na altura da mandíbula. O que mais me incomodou foi a falta de sensibilidade, não sentia o nariz, bochechas e lábio superior. Hoje fazem 18 dias da cirurgia, a sensibilidade melhorou bastante, porém ainda não 100%, diria que uns 70%.
    Após a cirurgia, fiz a expansão durante 14 dias, 2 vezes ao dia.
    Algumas fotos:
    IMG_0798.jpg
    Pós-Operatório imediato, ainda na sala de recuperação;
    IMG_0797.jpg
    Primeiro dia em casa - gelo, gelo, muuuuuuuuito gelo!
    IMG_0814.jpg
    Os pontos da cirurgia;
    IMG_0860.jpg
    A foto de cima foram após 3 dias de expansão e a de baixo após 10 dias.
    IMG_0886.jpg
    A primeira foto foi no dia que coloquei o Haas, antes da cirurgia e a segunda foto após a expansão completa, com 14 dias.

Minha respiração já melhorou bastante e vou iniciar o tratamento na arcada inferior, até que possa colocar o aparelho na arcada superior, após o processo de cicatrização e formação óssea Em torno de 4 meses, mais ou menos).

Até agora valeu muito a pena, sempre estive completamente decidida em fazer, por conta da má qualidade da respiração, mas não havia procurado antes pq não havia cobertura do Plano de Saúde. Internei às 10 hs da manhã de sexta e saí no sábado pela manhã. Já retomei minhas atividades, mas minha alimentação continua à base de líquidos e pastosos.
    Não senti dores em nenhum momento, mas é preciso tomar os remédios nos primeiros dias para evitar que isso aconteça.
    O pós-operatório é meio chato, mas só de não ter sentido dor já me sinto bem mais confortável...
  2. guilherme Administrator

Parabéns pela Cirurgia Karine, a minha cirurgia de disjunção palatina foi bem parecida com a sua. A alimentação só com líquidos no começo e a perda de sensibilidade acho que é a pior parte mesmo. O aparelho expansor incomoda bastante também, mesmo depois de acostumado é sempre complicado pra engolir alimentos sólidos e ter que fazer bochecho/escovar os dentes imediatamente logo após qualquer refeição. Mas vale apena esse "esforço", o resultado final é muito bom, sempre.

Só duas perguntas, seu plano de saúde cobriu tudo? Qual é seu plano de saúde?
  3. Karine Usuário

Oi Guilherme!
    Meu plano de saúde é CASSEMS, para servidores públicos estaduais. Paguei somente um valor participativo referente ao valor da cirurgia (R$550,00). Cobriu os gastos com Hospital, internação, cirurgião e médico anestesista. Para a próxima cirurgia, que envolverá materiais, além do valor participativo vou pagar uma porcentagem do material necessário.
    Realmente o aparelho incomoda bastante, já posso comer algumas coisas, mas não consigo, me dá muita agonia a comida "enroscando" no aparelho. Não vejo a hora de tirar...

Abçs
  4. guilherme Administrator

Você não faz noção do alívio que vai dar o dia que você tirar o aparelho expansor! :D
  5. Karine Usuário

Espero ansiosamente por esse dia...:rolleyes:
    Vc tirou com 4 meses?
  6. guilherme Administrator

Não lembro exatamente quantos meses fiquei com o aparelho expansor, mas no meu caso se não me engano foi uns 6 meses.
  7. robson oliveira Usuário Novo

Karine

o medico chegou a dar uma previsão de quando vc podera comer normalmente de novo?
  8. Karine Usuário

Oi Robson,

Olha, na primeira semana fiquei à base de líquido (nada quente) e a partir da segunda semana, pude incluir pastosos. Na terceira semana, depois de 15 dias, comecei a comer alimentos macios (miolo de pão, miojo, essas coisas) e agora to comendo quase normalmente, evitando alimentos mais resistentes, mesmo pq não me sinto segura ainda. O cirurgião me orientou que voltasse aos poucos esse "comer normalmente" e nunca antes de 45 dias da cirurgia.
  9. jaqueline mota Visitante

Boa tarde! Irei fazer essa cirurgia dentro de alguns dias, ainda nao foi marcada, confesso que estou nervosa, tambem preocupada com aparencia, a falha dos dentes fica por muito tempo?
    E hoje como esta?
  10. jaqueline mota Visitante

Outra coisa que estava observando no seu depoimento é que como voce tambem fiz uma cirurgia de septo, pois nao respirava nada pelo nariz, por isso que minha arcada é muito fechada, mas a cirurgia não deu grande resultado devido a minha arcada ser do jeito que é.
  11. Karine Usuário

Oi Jaqueline,

Não fique nervosa...sei que é difícil, na verdade o que aumenta muito é a ansiedade...pra mim não foi pq sou da área da saúde e estou acostumada com centros cirúrgicos, além de já ter feito 2 cesárias e outras 2 cirurgias... Bom, a cirurgia em si, no meu caso, foi tranquila. O que mais tinha receio era de sentir muita dor, mas não senti. O diastema (espaço entre os dentes) ficou enorme, mas já sabia que seria assim. Agora já fechou um pouco e ele fecha sozinho, conforme o processo de cicatrização de cada um e da formação óssea. Mas já vai fazer 1 mês da cirurgia e fechou bem pouco. De acordo com o ortodontista, deve fechar entre os próximos 30 dias, mais ou menos. A questão estética realmente pra mulher é mais complicada, mas não desista. De acordo com o que você relatou, tem problemas respiratórios...posso te dizer que já melhorou MUITO a minha respiração, mesmo sem ter feito ainda a segunda cirurgia. Que bom que já fez a septoplastia, ela deve ser feita antes da ortognática.
    Qualquer dúvida, entre em contato... Mas faça sim, vale muito a pena!
  12. roberta cristina cardoso Usuário Novo

ola espero que esteja bem vou fazer a cirurgia na proxima quarta feira dia 31 estou com muito medo de tudo mais o que me assusta vai ser os dentes separados quanto tempo demora pra voltar ao normal fica muito feioto quae desistindo de tudo..................depois de um ano e meio dessa cirurgia irei fazer outra depois dessa cirurgia dijunção o queixo fica feio é verdade vc notou alguma diferença viu vou passar meu face pra vc me adiciona pois estou com muito medo preciso de ajuda desde ja obrigado roo_edivaldo@hotmail.com

minhaFoto.jpg
  13. roberta cristina cardoso Usuário Novo

karine por favor precisamos conversar pra ver se me acalmo não to conseguindo nem dormir devido a cirurgia não sei o que faço minha vontade é tirar o espansor e abandonar tudo o que faço? deito na cama e só penso nisso estou passando a noite em claro de tanta preocupação me ajue por avor bjos...........melhoras pra vc
  14. Karine Usuário

Oi Roberta,

Fique calma! Pq está tão nervosa? Se a sua preocupação maior é a estética, realmente te digo que durante um tempo vai achar estranho, pq o inchaço maior diminui bastante depois de 1 semana, mas diminuir por completo demora mais...pode ser que tenha alguns hematomas... Além disso tem a questão do diastema, mas vc tem que pensar que é uma situação temporária e que a sua saúde é mais importante, não é?

Não estou usando o aparelho fixo e fica estranho mesmo esse espaço entre os dentes, mas, pelo menos pra mim, não penso ser uma questão tão importante que justifique a desistência do tratamento.

Mas é importante que você esteja segura e decidida em fazer. Tem que estar ciente de todas as questões que envolvem o tratamento em si, pós-operatório e recuperação além de tirar todas as dúvidas que possa ter com o seu cirurgião ANTES da cirurgia.

A cirurgia de Disjunção Palatina é realizada na arcada superior, não envolve o queixo. Talvez na próxima cirurgia, se esse for o seu caso, envolva o queixo, mas nessa primeira cirurgia acredito que não. Meu rosto não mudou, somente a arcada superior foi expandida e a respiração melhorou bastante. Na cirurgia ortognática em si, daqui um ano mais ou menos, são que as mudanças na face ficam mais evidentes.

Posso te dizer que não me arrependo nem um pouco de ter feito, mas continuo ressaltando que vc tem que estar ciente de todo o tratamento, que cada pessoa tem um processo de recuperação diferente e um nível de tolerância à dor... É normal ficar ansiosa, tudo o que é desconhecido gera esse tipo de sentimento. Mas fique calma, não desista e siga em frente...
    guilherme curtiu isto.
  15. roberta Visitante

TEM O LADO BOM NÉ DA PRA PERDER ALGUNS KILOS POIS NÃO TEM COMO SE ALIMENTAR BEM.....................MAIS VALEU ..IREI FAZER SIM POSTAREI AS FOTOS ASSIM QUE FAZER A CIRURGIA BJOS E OBRIGADA
  16. Karine Usuário

Kkkk, é Roberta...se a perda de peso for um incentivo pra vc, se agarre nisso...
    Já perdi 6 kg.
  17. roberta Visitante

o ortodentista já te falou quanto tempo vc ficara como espansor eu ja faz 2 meses que estou mais esta desativado sera ativado no dia da cirurgia esse aparelho é horrivel ainda não acostumei .....
  18. Karine Usuário

Olha, ele me falou que seria uns 4 meses, mais ou menos...até o processo final de cicatrização. Eu coloquei o expansor somente 2 dias antes da cirurgia. Ele é horrível mesmo, mas já me acostumei... O aparelho é ativado mesmo no dia da cirurgia.
  19. roberta Visitante

seus dentes já começaram a se juntar................bom em menos de 24 horas estarei realizando minha cirurgia confesso que estou bem anciosa, mas não estou medo como estava a semanas atrás,,,,,,,,,,,,,,bom por enuanto é só assim que sair do hospital estarei postando os detalhes da cirurgia..............me desejem boa sorte................
    Cintia Neri Prazeres curtiu isto.
  20. Karine Usuário

Roberta, boa sorte!!!!!
    Vai dar tudo certo, fique tranquila!!! Volte para dar notícias...

Compartilhe esta página